Aníbal Gondim 

Museólogo e fotógrafo

Co-fundador e Diretor Executivo

Tecnomuseu Consultoria

Aníbal Gondim 

Co-fundador e Diretor Executivo

Tecnomuseu Consultoria

Anibal Gondim é museólogo consultor e fotógrafo experiente do ramo do universo dos museus. Fundou a Tecnomuseu em 2001 e ajudou, nesses anos de caminhada de sucesso, a empresa alcançar excelentes resultados, solidificando  e expandindo seu ramo de atuação para áreas afins no Brasil e na Europa. 

 

Desde a infância, a fotografia, a escuta de rádios e a leitura sobre história e arte fizeram parte de seu universo, de sua formação. Ainda na Faculdade de Museologia da Universidade Federal da Bahia, fundou a Céu Azul produções em fotografia e vídeo (em 1987), empresa que o ajudou a desenvolver e incorporar ao seu currículo a fotografia e o design.

 

Aníbal sempre foi um empreendedor da área de museus. Antes de fundar a Tecnomuseu, trabalhou durante vários anos em inúmeros projetos ligados a documentação e pesquisa histórica. Inovador por natureza, criou em 1999 a Mnemos Consultoria, que em pouco tempo alcançou feitos notáveis em projetos de documentação e exposições. 

 

Inconformado com a dificuldade de interação entre as áreas de arquitetura, design e marketing com a museologia, fundou no início de 2001 a Tecnomuseu. Na sua visão globalizadada, a tecnologia e a informação devem ser acessíveis a todos. Essa forma de pensar e agir faz com que ele sempre busque soluções inteligentes e equilibradas nos projetos que realiza.

Os resultados práticos são as muitas exposições e os inúmeros projetos coerentes e economicamente viáveis.

É membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e Irmão da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

 

Atualmente, além de todos os trabalhos ligados aos museus, Anibal desenvolve pesquisas, fotografa e escreve para guias de viagens especializados em história, arte e cultura.

 

CV: http://lattes.cnpq.br/6281068663948195

 

Se você quiser conhecer o seu trabalho como fotógrafo:

https://500px.com/anibalgondim

 

Simone Trindade

Museóloga e historiadora

Co-fundadora e Diretora Operacional

Tecnomuseu Consultoria

Simone Trindade

Co-fundadora e Diretora Operacional

Tecnomuseu Consultoria

Simone Trindade é historiadora, museóloga e mestre em artes visuais com foco em joias de crioulas e balangandãs. Co-fundadora da Tecnomuseu em 2001, tem sido a força motriz por trás da caminhada de sucesso da empresa, que transformou a Tecnomuseu de uma pequena ideia da faculdade em uma empresa com mais de quinze anos de experiência no mercado e inúmeros trabalhos de sucesso, ajudando instituições públicas e privadas a encontrarem a melhor forma de concretizar os seus projetos.

 

Começou a sua trajetória como empresária e empreendedora do ramo de museus em 1999 como co-fundadora da Mnemos Consultoria e depois fundando a Tecnomuseu em 2001. Trouxe com ela mais de 10 anos de experiência como museóloga e depois Coordenadora do Setor de Conservação, Documentação e Pesquisa do Museu Carlos Costa Pinto, onde viria a contribuir para o desenvolvimento da Instituição com seu trabalho de pesquisa sobre o rico acervo de artes decorativas, além da sistematização e informatização da coleção.

 

Na Tecnomuseu foi a responsável pela coordenação do desenvolvimento do software de informatização de acervos SIGAM em parceria com a Data Connect Systems. Criou e desenvolveu inúmeras exposições, pesquisando e escrevendo para catálogos e textos expositivos. Com a sua experiência em liderar equipes de pesquisas históricas, emprega todos os esforços para desenvolver e implementar uma visão abrangente e novas estratégias para vasculhar arquivos e documentos históricos em busca de novas pistas e indícios que servirão de subsídios para vários projetos de sucesso. 

É membro do Instituto Genealógico da Bahia, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e Irmã da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

 

Empreende pesquisa em diversas coleções do mundo, buscando origens e histórias, principalmente das joias minhotas e ourivesaria do norte de Portugal. Atualmente também pesquisa e escreve sobre história, arte e museus da Europa desenvolvendo guias especializados e roteiros temáticos de viagens. Em seus dias de folga, você pode vê-la passando tempo lendo um bom livro, vendo um filme ou cozinhando para a família.

 

 

CV: http://lattes.cnpq.br/7045753565319989

 

Ângela Ferreira

Museóloga e Produtora

Diretora de Produção

Tecnomuseu Consultoria

Ângela Ferreira

Diretora de Produção

Tecnomuseu Consultoria

Ângela Ferreira é museóloga e mestre em Arqueologia. Possui mais de dez anos de experiência em museologia e produção, tendo trabalhado em projetos relevantes na esfera pública e privada.

Ainda estudante, atuou como Mediadora do Serviço Educativo do Museu Carlos Costa Pinto, onde seu encantamento pelo universo do Patrimônio Cultural e suas potencialidades foi despertado, impulsionando o curso que deu à sua carreira. Dessa forma, investiu em sua profissionalização, aperfeiçoando suas habilidades e aprofundando conhecimentos sobre temas específicos, movida pela paixão de fazer aquilo o que gosta.

Antes de ingressar na Tecnomuseu, atuou na Oferenda Consultoria e Produção Cultural Ltda, na qual desenvolveu projetos nas áreas de Museologia, Produção Artística, Executiva, Cultural e de Eventos, Agenciamento Artístico e Marketing Digital. Antes disso, atuou na Fundação José Augusto/FJA como coordenadora dos Museus do Estado do Rio Grande do Norte. Foi Professora do Núcleo de Museologia da Universidade Federal de Sergipe, desempenhando atividades de Pesquisa, Extensão e Ensino.   

É uma profissional dinâmica e versátil, características que são marcantes nos projetos que realiza. Na área Museológica desenvolveu projetos, com ênfase em Patrimônio Cultural, principalmente nos seguintes temas: musealização, pesquisa, educação patrimonial, projetos expositivos, gestão, preservação e conservação de acervos museológicos. No âmbito do desenvolvimento de produtos e design, realizou projetos de prestígio, incluindo branding, campanhas publicitárias, desenvolvimento de produtos, embalagem, etc.

Ângela é diretora de Produção da Tecnomuseu. Desde que ingressou na empresa, tem sido a responsável pelo gerenciamento da produção dos projetos e exposições, liderando com sucesso uma equipe altamente profissional e unida para a realização dos trabalhos. É também responsável pelo gerenciamento da marca nas redes sociais. Na Tecnomuseu, trabalha em estreita colaboração com as equipes de design e produção para criar sempre os melhores trabalhos e exposições. Sua experiência em projetos e produção permite combinar soluções criativas com estratégias para obter resultados sólidos nos projetos.

Apaixonada por moda, explora seus múltiplos aspectos em seus raros dias de folga, estudando arte, história e realizando viagens exploratórias. Ângela acredita firmemente que a vida é muito curta e que devemos aproveitar todos os momentos para fazer de cada dia um dia melhor.
 

 

CV: http://lattes.cnpq.br/6765172429741603

  • Facebook Tecnomuseu
  • Twitter Tecnomuseu
  • Google+ Tecnomuseu
  • Branca Ícone Instagram

Av. Tancredo Neves, 2539,

Cond. CEO Salvador, Sl-1805,

Torre Londres, Caminho das Árvores

Salvador - Bahia - Brasil  

CEP.: 41820-021

contato@tecnomuseu.com

Tel: +55 71 99207.0920

Tel: +55 71 99121.9195

Tel: +55 71 98275.2747

TECNOMUSEU © 2001 - 2020

Todos os direitos reservados.

 

Tecnomuseu - Soluções para museus